newsletter

Válido para compras acima de R$ 800,00 e limitado a 1 uso por cliente. Não válido para Cadeira UMA, Vale Presentes, Lançamentos, Bazar e Flash Sale. Cupom será enviado por e-mail.

Michael Thonet


A cadeira “número 14” ajudou a estabelecer a reputação internacional da companhia Gebrüder Thonet e é um dos produtos com maior sucesso na história da produção industrial mundial. O preço desta obra em 1930, ano em que mais de cinquenta milhões dessas cadeiras já tinham sido vendidos, era de oito marcos e meio alemães - o equivalente à aproximadamente R$10,00. Este preço era muito razoável e é também uma das explicações do sucesso da cadeira número 14. Este é um exemplo de longevidade, pois continua sendo fabricada até os dias de hoje, com algumas modificações. Foi a partir de 1830 que Michael Thonet começou experimentando moldar madeira laminada. A ideia inicial não tinha ainda como objetivo conseguir móveis acessíveis e baratos, mas sua pesquisa e experimentação geraram bons frutos. Thonet acabou ficando conhecido por ser o criador do processo industrial de moldar madeira. A internacionalização da marca Thonet se deve a várias razões: a eficiência nos métodos de produção, redução do número de peças necessárias a produção dos móveis e a criação de uma enorme rede de distribuição com oficinas de venda em todas as grandes cidades do mundo. Mas Michael Thonet não era só um extraordinário designer, empresário e inventor. Ele era um homem com visão e muito hábil, pois quando começou recebendo reclamações de suas cadeiras dos países tropicais, rapidamente encontrou uma solução. O problema era que nestes países, por causa da intensa umidade, a madeira começava inchando e descolando. Michael Thonet não desanimou e desenvolveu um processo de moldar a madeira com vapor. A famosa cadeira nº 14 foi o primeiro produto a levar este tratamento em 1865 e Thonet acabou mesmo por utilizar esses novos processos em outros móveis. Estas alterações tornaram a mobília ainda mais resistente e com maior durabilidade, o que transformou a marca um símbolo de qualidade e inovação.