newsletter

Válido para compras acima de R$ 800,00 e limitado a 1 uso por cliente. Não válido para Cadeira UMA, Vale Presentes, Lançamentos, Bazar e Flash Sale. Cupom será enviado por e-mail.

De Sttijl


De Sttijl é o nome de uma publicação que teve início em 1917, coordenada por Theo van Doesburg junto com colegas. O grupo criador da revista (entre seus principais colaboradores estavam, além de Doesburg, o pintor Piet Mondrian e o designer de produto Gerrit Rietvield) viria, algum tempo depois, a compor a base do movimento artístico conhecido por Neoplasticismo. O De Stijl, como movimento artístico e estético, exerceu grande influência sobre o design, artes plásticas e a poesia do século XX.

O De Sttijl é um dos movimentos artísticos mais idealistas do século XX e é, com toda certeza, um dos grandes marcos da arte moderna. Caracterizando-se por uma ruptura radical com o figurativismo, é considerado por Charles Peirce "mais puro dos movimentos abstratos", buscando a síntese das formas pelo abstracionismo geométrico total. Evidentemente, a determinação clara de seus criadores na busca de objetivos de abstração, promove grande influência na estética do início do século XX. Assim, o movimento, de origem neerlandesa - grupo étnico predominante nos Países Baixos - teve sua permanência registrada por mais de 15 anos. E sua influência nas artes e no design pode ser percebida até a atualidade.

No design de mobiliário, por exemplo, a cadeira 'Rietveld chair' (1917), ou cadeira Red & blue, de Gerrit Rietveld, em suas cores fortes (preto, vermelho e azul, com detalhes em amarelo) e suas linhas arrojadas, ainda é sinônimo de modernidade, e os modelos Zig-Zag Chair (1934) e Steltman Chair (1963) são ícones do design de móveis.

Na arquitetura a 'Rietveld Schröder House', projetada em 1924, por Gerrit Rietveld e o proprietário da residência, Truus Schröder-Schräder é um marco do estilo arrojado do artista.

O pintor Piet Mondrian, com seus trabalhos geométricos e em cores primárias, é referência e influência tanto do design gráfico quanto do design de mobiliário, inspirando criações de móveis de cozinha, quarto, sala, varanda e mesmo de jardim.

As proposições do design moderno, que buscam um design funcional, têm, no móvel conceitual e nos desenhos concebidos sob a influência De Sttijl, a base de sustentação de móveis e decoração que privilegiam formas bem definidas, funcionalidade e conforto.